quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRESENTINHO

Mais de uma semana depois volto eu aqui pra falar de um dos meus presentes de aniversário!!!



Estou in love especialmente por um dos meus presentes!!! A pessoa que me deu esse presente é uma pessoa mt especial na minha vida... é uma grande amiga... amigas mesmo... dessas que a gente chama de irmã! E no caso dela, é minha irmã mais nova... que eu realmente cuido como irmã... que desempenho o papel de mais velha! Já que não tenho irmãos biológicos, imagino que seja assim que aja uma irmã mais velha e a coitadinha sofre! rs

Mas o fato de ter sido ela que me presenteou torna o presente sim, mais interessante, mas o presente em si é realmente fantástico!!!


Lhes apresento:
“SÓ PARA mulheres” - Clarice Lispector



Esse livro foi organizado por Aparecida Maria Nunes, doutora em literatura brasileira pela USP. Ela reuniu as colunas femininas assinadas por Clarice, escritas para os jornais: Correio da Manhã, O Comício e Diário da Noite. Os textos tratam do universo feminino, obvio, só que é tão, tão, tão legal! Ela escreve nas décadas de 50 e 60, mas parece que escreveu ontem!


Olha só esse:

Quem muito agrada, desagrada

“Nunca ouvi esse provérbio, acho que inventei agora mesmo. Mas você vai ver se esse provérbio, inventado ou não, não se aplica a pessoa que você conhece: Às que querem agradar a todo o preço. Então tornam-se ‘encantadora’". Procuram adivinhar os mínimos desejos dos outros. Procuram elogiar de qualquer modo. Começam também a mostrar que fazem sacrifícios a cada momento. Esse tipo encantador pesa na alma dos outros. Em uma palavra: desagrada. Se a pessoa consegue ser e ficar à vontade, ela deixa os outros serem e ficarem à vontade.”


Esse está na página 8 e foi publicado na seção Nossa Conversa, do Diário da Noite de 18 de janeiro de 1961, sob o pseudônimo de Ilka Soares.


Parece exagero, e é... sou o exagero em pessoa, aliás, hipérbole deveria ser meu sobrenome, aliás, meu primeiríssimo nome! Mas, voltando ao que interessa, cada vez que pego no livro pra retomar a leitura de onde parei, dá vontade de voltar ao início e não parar de ler mais! Não foi 1 e nem 2 vezes que acabava de ler o texto e o relia, de tão interessante que é!


Tá... alguns, poucos, estão muito relacionados ao fato da mulher ser dona de casa e ponto... agradar em tudo e tal! Mas é escrito de uma forma tão incrível, que vc até releva e repensa o assunto!

São textos curtos! O livro se subdivide em Conselhos, Receitas e Segredos.


Cheguei hoje na parte das Receitas, e hoje mesmo já quero experimentar uma!

Achei incrível poder conhecer esses escritos de Clarice Lispector! Confesso que não os conhecia! Confesso também que os contos dela que li não me envolveram tanto! Mas esses recortes são impressionantes! Ela era assim... tão classuda!



Pretendo nos meus próximos posts (mais freqüentes) trazer partes do livro... o que gostei, o que fiquei em dúvida, o que descordei e depois concordei. O que concordei e depois discordei. O que não tenho opinião formada sobre e por aí vai!!!



Espero que gostem e se deliciem comigo nessa leitura incrível!

Bjus ♥

Nenhum comentário: